top of page

MULHERES EM RESIDÊNCIA

Contemplada no edital “Mulheres em Residência” (2021) promovida via edital da Galeria Ponto de Fuga com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Ministério do Turismo, Governo Federal.

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA DE FOTOGRAFIA


"Mulheres em Residência foi uma residência on-line destinada a fotógrafas emergentes de todo o Brasil. A partir de um edital, foram selecionadas 29 fotógrafas brasileiras para terem seus projetos acompanhados por cinco tutoras. São elas: Milena Costa, Milla Jung, Luciana Berlese, Pretícia Jerônimo e Isabela Lanave - artistas que constroem e refletem sobre a cena fotográfica em Curitiba/PR. As tutoras escolhidas para o projeto transitam pelo circuito abrangendo áreas como a educação, comercialização de obras, produção fotográfica, estudo e divulgação de processos históricos em fotografia, fotojornalismo, fotografia no campo expandido, entre outras."

A residência artística resultou em trabalhos fotográficos e digitais bastante provocativos em sentidos múltiplos. 

O PROCESSO EM IMAGENS

colagem de lambe-lambe em ponto de ônibus na av. das Rendeiras - Lagoa da Conceição, Florianópolis/SC. 11, março de 2021.

Tríptico VERSO O CONTRASTE, 2021

Verso_o_contraste_2.jpg
Verso_o_contraste_3.jpg

Janaina FBorges:

Tríptico VERSO O CONTRASTE2021.

Colagem de fotografia sobre compensado/ site-specific.

Lagoa da Conceição/Florianópolis/Santa Catarina

VERSO O CONSTRASTE surgiu a partir de uma sucessão de questionamentos diante dos últimos fatos ambientais que assombram a Lagoa da Conceição, em Florianópolis, Santa Catarina. Hoje, encontramos o corpo d’água da laguna praticamente inabitável, sem oxigênio, sem força para sobreviver. A beleza e a vida marinha pedem socorro. 

 

Através da fotografia, testemunho a transformação do lugar onde eu vivo, me relaciono e desloco diariamente. Registro uma metamorfose, ou, refiro-me aqui ao registro de uma paisagem urbe em desenvolvimento acelerado, cenário capaz de ser arruinado aos poucos por muitas das ações humanas.

Concebo um sistema de representação, onde interfiro, ajo e reorganizo a realidade ou apenas, forjo a paisagem. Tal como uma radiografia de raio-x, que diagnostica se há falhas nas estruturas internas de ossos, objetos, coisas.

Construo uma instalação de madeira para ser o suporte do trabalho e a posiciono de tal modo que a paisagem impressa atravessa a sua própria paisagem. Em certo sentido, o trabalho se configura como um site-specific. Assim, crio uma espécie de horizonte deslocado. Recomponho, fricciono e desvelo o local por meio de um jogo fotográfico. Modifico digitalmente as imagens coladas no suporte, a ponto de evidenciar o negativo da imagem como um raio-x. Na última imagem, noto, através do reflexo do espelho a água da lagoa turva, ponto onde a instalação se dilui em águas bem duvidosas.

 

O tríptico verso o contraste, assume de certa forma um gesto político.

bottom of page