LABORATÓRIO CRIATIVO

O QUE É?
O Programa de Laboratório Criativo é um espaço de experimentação em grupo que tem como objetivo a educação estética visando o autodesenvolvimento.
A ideia é criar um ambiente acolhedor de estudo e pesquisa transdisciplinar, despertando habilidades artísticas por meio do desbloqueio das emoções. O Laboratório é esse lugar de investigação do campo emocional, psíquico e sensível, através do tripé arte, ciência e espiritualidade.
Nós chamamos de “Laboratório” exatamente porque utilizamos a experimentação como forma de pesquisa para que nossas hipóteses criativas sejam vivenciadas. São práticas artísticas e terapêuticas que investigam as nossas vidas como algo criativo para que o ato de criar seja um movimento de expansão da consciência.
Como resultado de um Laboratório Criativo, o filme "Do Ocre aos Azuis" foi um filme construído parte durante a Residência Artística do artista Antônio Augusto Bueno, no Ateliê Casa das Ideias e parte por meio do laboratório criativo, ambos sob orientação criativa de Silvana Leal, realizado no Ateliê Casa das Ideias.
Neste contexto, participei em 2021-2022 do Laboratório Criativo e expirienciei a Fotografia e o fazer de vídeo de algumas cenas do espetáculo performático:
"Do Ocre Aos Azuis, um filme de Silvana Leal e Antônio Augusto Bueno" (9min49s, HD, 2022).
ASSISTA na íntegra o espetáculo:
https://www.youtube.com/watch-Atelie-A-Casa-das-Ideias
Sinopse: "Do Ocre aos Azuis" é o resultado artístico do diálogo entre os dois artistas, da região sul, Silvana Leal, do Ateliê Casa das Ideias (Florianópolis) e Antônio Augusto Bueno, do Jatutipê Atelier (Porto Alegre) durante as residências artísticas em ambos os espaços, entre o ano de 2019 a 2022. O filme foi construído através dos dispositivos performáticos entre os artistas e por meio do laboratório criativo com orientação da artista Silvana Leal. Participaram do laboratório: Alana Cósmica, Janaina Fornaziero Borges, Mariana Siqueira, Paulo Sabino. O filme conta com a trilha sonora do músico Rodrigo Moreira que realiza seu segundo projeto artístico durante sua participação do 11ª Edição do Programa de Residência Artística do Ateliê Casa das Ideias e conta ainda com a emocionante performance da musicista Débora Remor, ao violino. Foram utilizados também materiais de arquivo da performance “A Bruma e o Sacrifício” inédita de Silvana, com artista Duke Orleans, com fotografias de Leonardo Almada. Este trabalho partiu inicialmente da ideia conceitual de um elemento básico pictórico, que são os tecidos nas cores azul e ocre, que entram como dispositivo para a construção de uma tela ao ar livre onde os elementos naturais (mar, areia, vento...) fazem parte de uma real pintura proposta por Antônio Augusto. Uma ação sequencial é registrada. O pintor contemporâneo elabora sua concepção pictórica de maneira extraordinária. A próxima tela é a videográfica criada por Silvana a partir de elementos performáticos (o corpo humano) somados a elementos plásticos, visuais e sonoros: o resultado é uma tela pictórica em constante movimento. Sobre o filme, Silvana, que assina o roteiro e a direção, sintetiza: “do ocre aos azuis, do céu a terra - passagem aérea, flutuante, etérea. Dos tons aos sons, das cores às linhas, do desenho à pintura, da fotografia ao vídeo, do modelo vivo à performance: passagens, paisagens, estados, rupturas, fendas. O filme é uma tela em constante movimento que busca transitar por diversos estados reais e imaginários. Da origem do silêncio à fala, infinitos mistérios. As imagens seguem uma cadência de elementos plásticos, visuais e sonoros. Cada matéria expressa, o que cada corpo em si contém em seu mecanismo afetivo ao libertar o espírito com seus tons cromáticos”.
Still's do filme:








Para maiores informações sobre a prática do "Laboratório Criativo", entre outras atividades artísticas culturais realizadas no Ateliê Casa das Ideias, Campeche-Ilha de Florianópolis/SC,
acesse os links:
https://www.ateliecasadasideias.com/laboratorio-criativo