top of page

EXPOSIÇÃO/PUBLICAÇÃO TERRITÓRIO IMPRESSO

Participação na EXPOSIÇÃO/ PUBLICAÇÃO "território impresso" com o trabalho fotográfico "1ª Cruz em Terra Vermelha" (2023). 
O evento contou com a Organização e Curadoria de Daniela Zacarão, Gabriel Bonfim, Joanna Leoni, Juliana Silva e Matheus Abel.

abertura > 02/10/2023, 17h
local > Sala de Leitura / Sala de escuta (DAV/UDESC)
av. Madre Benvenuta, 2007

A exposição fez parte do "XV Ciclo de Investigações" do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais (PPGAV), vinculado ao Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) sendo realizado em Florianópolis/SC nos dias 02, 03 e 04 de outubro de 2023. 
 
Para este evento houve chamada aberta para inúmeros formatos e possibilidades que abrangem o tema Territórios e suas múltiplas implicações na contemporaneidade, dentre a perspectiva do fazer, pesquisar e ensinar artes visuais.

SOBRE O TEMA: 

"A cidade, a escola, o campo, os espaços artísticos e de produção científica, são territórios férteis para produção de sentidos e significados, para ressignificar a cultura pela reconstrução dos vínculos sociais. Contrapor-se ao pensamento hegemônico sobre o território requer uma mudança de perspectiva sobre as relações de interação do sujeito e seu meio, sendo conscientes das diversas concepções de território, que perpassam vivências particulares e coletivas. Como, por exemplo, as dos povos indígenas, populações periféricas, grupos de refugiados, trabalhadores do Movimento Sem Terra, imigrantes, entre outros. Considerando também as interseções de gênero e classe que permeiam estas identidades.


Frente às questões colocadas: como a pesquisa e produção em artes podem contribuir para evocar essas inquietações de forma sensível? Como evidenciar as contradições do nosso tempo e perspectivas de novos modos de nos relacionarmos com o território? Como o repertório da história da arte nos possibilita a construção do senso crítico e uma fruição estética qualificada sobre as obras de arte que tensionam esses assuntos? Como o trabalho educativo pode orientar uma prática social mais consciente pela apropriação dos conhecimentos em arte? Compreender o território na contemporaneidade requer uma reflexão sistemática, radical e em conjunto, sobre as questões que emergem da realidade objetiva dos agentes envolvidos.


O tema foi escolhido por evocar essas múltiplas discussões que pretendem ser contempladas nas suas diversas perspectivas. Propomos o diálogo em coletivo como um meio necessário para amplificar vozes e desafiar narrativas dominantes, no contexto em que recentes acontecimentos enfraqueceram significativamente o tecido social."

Disponível em:

https://www.instagram.com/ciclodeinvestigacoes/

Janaina FBorges:

1ª CRUZ EM TERRA VERMELHA, 2023.

Fotografia digital.

Maringá/PR

bottom of page