ALINHAVOS: A OBRA É O TEMPO DE UMA VIDA

Diretora de Produção, Assistente Curatorial e Membro da Equipe de Montagem da mostra:
“Alinhavos: a obra é o tempo de uma vida” da artista Silvana Leal
realizada no Museu da Imagem e do Som MIS/Florianópolis-SC, (2018).
Fotos: Monique Burigo Marin

Texto curatorial da mostra “Alinhavos - a obra é o tempo de uma vida” Curadoria: Rosângela M. Cherem e Co-curadoria: Viviane Baschirotto e Maryella Sobrinho.
Videoinstalação da obra "A procura de si", obra realizada em parceria com Rogério de Mendonça Barros.


Videoinstalação da obra "A revolução de si" Concepção e direção: Silvana Leal. Direção de Fotografia e Câmera: Felipe Vernizzi. Performance e poema: Silvana Leal. Vestido: Guilhermo Aguilar. Trilha Sonora e mixagem: Guillermo Costa Billy Shears. Masterização: Lucas Durci. Assistente de produção: Letícia Zanchi. Imagens adicionais: Claudia Aguiyrre e Letícia Zanchi. Edição: Claudia Aguiyrre. Realização: Ateliê Casa das Ideias. Still: Letícia Zanchi.
Vestido a revolução de si. Autor: Silvana Leal. Execução do vestido: Guillerme Aguiar. Assistente de produção: Janaina Fornaziero Borges. Técnica: escultura em arrame, tinta spray. Dimensão: 86x87x96cm. Ano: 2018.


A obra musical foi criada em 2016 pelo compositor Acácio Piedade, para a ação performática Alinhavos – Linhagens II, concebida para piano e eletrônica. Esta obra tem como ideia geradora uma tábua de dezessete grupos ordenados de acordes. Linhagens II abarca dois significados desta palavra: de um lado, o alinhavar que costura a sucessão desses acordes e linhas internas constituídas por materiais motívicos dos mesmos; de outro, o parentesco com o sistema harmônico tonal pelo uso de tríades. A tábua de acordes é exposta em quatro seções de piano solo. A parte eletrônica foi elaborada a partir de objetos sonoros criados com instrumentos musicais (tais como vibrafone, marimba, tímpano, bombo, pratos), sons de água, rangidos de madeira e outros materiais, alterados por manipulação e modulação digital.
A artista Silvana Leal Nunes sendo entrevistada por Gilson Gaspodinin, na abertura da exposição "Alinhavos", no dia 08 de novembro de 2018.
